Bancos de Memória

Bancos de Memória

O Super Nintendo trabalha com bancos de memória de 64KB. Como o espaço de endereçamento é de 16MB, temos 256 bancos, numerados de 0x00 a 0xff.

Banco de ROM

Banco de ROM

Neste tipo de banco todo o espaço é reservado para dados de jogo (ROM).

Banco de WRAM

Banco de WRAM

Neste tipo de banco todo o espaço é reservado para a RAM do console (WRAM). Como o Snes possui 128KB de WRAM, temos dois bancos reservados para a WRAM, os bancos 0x7e e 0x7f.

Banco de Sistema

Banco de Sistema

Neste tipo de banco o espaço é dividido em dois blocos de 32KB. Os 32KB superiores são reservados para ROM. Os 32KB inferiores são reservados para os registradores e outras partes do sistema, incluindo a SRAM.

Região do Sistema

Região do Sistema

Essa região possue registradores e os primeiros 8KB da memória Ram do banco 0x7e. O restante do espaço é sem uso ou reservado para certas coisas, como chips extras e SRAM. Alguns ranges possuem velocidades diferentes.

Quadrantes

Quadrante 4

Quadrante 4

O quadrante 4 é o mais simples. Todos os bancos são "Bancos de Rom". Então os 4MB desta região são destinados 100% a Rom.

Quadrantes 1 e 3

Quadrantes 1 e 3

Os quadrantes 1 e 3 possuem apenas "Bancos de Sistema".

Quadrante 2

Quadrantes 1 e 3

O quadrante 2 é o mais diferente. Ele é quase igual ao quadrante 4, porém os bancos 0x7e e 0x7f são os bancos onde se encontram os 128KB da WRAM.