Introdução
Este é o primeiro vídeo/artigo do curso de assembly com Snes e Mega Drive que eu estou fazendo. Neste primeiro vídeo o objetivo é dar uma visão geral dos dois consoles, pois é importante conhecer bem o hardware para que possamos programar em assembly aquilo que queremos no sistema.
Consoles Antigos
Os hardwares do Snes e do Mega possuem diferenças bem legais que nos ajudam a ilustrar diferentes conceitos no mundo da programação.
Processadores
O Snes possui uma Cpu baseada no Western 65C816. Em vídeo futuros detalharei melhor essa cpu e veremos que a Nintendo encapsulou o 65C816 junto com outras funcionalidades e no final a cpu usada é uma Ricoh 5A22. Mais detalhes serão dados no futuro.
Já o Mega possui um Motorola 68000 como cpu principal. No caso do Mega nenhuma modificação foi feito para a Cpu, portanto na placa está soldado um 68000 padrão da Motorola. As diferenças nessas questões serão explicadas em vídeos futuros.
No geral o 68000 possui uma arquitetura bem mais moderna que o 65C816 e também possui um clock bem mais alto. Mas no futuro veremos que um clock mais rápido não necessariamente indica que o processador é mais rápido.
Memória Ram
O Snes possui 128KiB de Ram contra 64KiB do Mega Drive. Esta é uma boa vantagem do Snes.
No Snes os 128KB ficam em apenas um chip, que é customizado para conectar os dois barramentos de endereço do Snes.
No Mega Drive a Ram é dividida em dois chips de 32KiB.
Vídeo
O Snes possui um chip de vídeo bem interessante com vários modos gráficos. Esses modos diferem no número de planos, cores, resolução, etc. O sétimo modo (Mode-7) é o mais diferente e permite um gráfico pseudo 3D bem legal, o que é usado em jogos como Mario Kart por exemplo. O Snes possui 64KiB de Vram (Video Ram). A PPU (Picture Processing Unit) do Snes na verdade é dividida em dois chips, o PPU1 e o PPU2.
Já o chip de vídeo do Mega é mais limitado e possui bem menos modos, porém roda em uma frequência maior. Isso será mais detalhado no futuro. O Mega também possui 64KiB de Vram.
Sistema de Áudio
O sistema de áudio do Snes é mais poderoso que o do Mega, o que pode ser claramente evidenciado pelas músicas. O Snes possui dois chips dedicados à parte sonora. O SPC700 é um projeto da Sony, e tem uma interface muito simples e poderosa. Também possui um DSP (Digital Signal Processor) para efeitos sonoros. Possui também 64KiB de Ram para o áudio.
O Mega possui 3 elementos dedicados ao som, o processador Z80, um chip de FM e um PSG que fica localizado dentro do chip de vídeo. Também possui 64KiB de Ram para o áudio.